sexta-feira, 6 de maio de 2011

Trabalho de artista chinês detido é inaugurado em Nova York

NOVA YORK (Reuters) - Doze grandes cabeças de bronze de animais criadas pelo artista chinês encarcerado Ai Weiwei foram apresentadas ao público em Nova York na quarta-feira pelo prefeito Michael Bloomberg, que descreveu a ocasião como 'doce e também amarga.'
Não se têm notícias de Weiwei, de 53 anos, desde que ele foi detido pelas autoridades chinesas no aeroporto de Pequim em 3 de abril, fato que motivou fortes críticas internacionais. As autoridades chinesas disseram que ele está sendo investigado por crimes econômicos, mas não divulgaram detalhes específicos.
'Os artistas arriscam tudo para criar. Correm o risco de fracasso, de rejeição, de críticas públicas', disse Bloomberg. 'Mas artistas como Ai Weiwei, que vêm de lugares que não valorizam e protegem a liberdade de expressão, correm riscos ainda maiores.'
'O fato de que não sabemos onde ele está nem quando será libertado é muito perturbador', afirmou.
Weiwei estava previsto para estar presente na abertura da exposição, intitulada 'Círculo de Animais.' A obra exposta no Central Park, em Manhattan, é composta de 12 cabeças de bronze de animais, representando as 12 personalidades do zodíaco chinês.
Cada uma das cabeças de animais tem 1,2 metro de altura, pesa cerca de 363 quilos e fica sobre uma grande base de mármore. As cabeças foram inspiradas pelo desenho do relógio-fonte de Yuanming Yuan, um retiro imperial do século 18 nas proximidades de Pequim.

O artista e ativista da China, Ai Weiwei, foi detido pelo polícia “de segurança” daquele país, no último dia 3/04, quando ia embarcar para Hong Kong. A detenção de Ai, conhecido e reconhecido internacionalmente por suas obras, está movendo vários governos no mundo.


A detenção de Ai Weiwei

Nos últimos meses vários dissidentes foram detidos pela tal polícia “de segurança” chinesa (está ficando cada vez mais difícil saber o significado real das palavras!), que parece determinada a, se não apagar, pelo menos calar aqueles que desafiam o governo.
Além de ser considerado um dos mais famosos artistas contemporâneos da China, tanto em seu próprio país, como no Ocidente, Ai é um aguerrido ativista dos direitos humanos e pró-democracia, que denomina direitos universais. Seus protestos pela liberdade datam de 1979, apresentou diversas obras provocativas em 1990 e participou ativamente da concepção do “Ninho do Pássaro”, estádio inaugurado nas Olimpíadas de 2008.
Por outro lado, em 2010, Ai foi impedido de sair do país antes da entrega do Prêmio Nobel da Paz a outro famoso ativista chinês, Liu Xiaobo – que cumpre condenação de 11 anos, desde 2009, por "subverter(!) o poder contra o Estado". Além disso, o artista foi colocado sob prisão domiciliar, após discutir com o governo sobre a demolição de seu estúdio.
Algumas obras do artista:

Instalação de Ai, intitulada Template, feita de portas e janelas de casas destruídas da dinastia Ming e Quing. Só que... também a obra foi destruída por uma tempestade. O artista gostou, achou providencial a contribuição da natureza.
 Bolha, instalação nos gramados de Watson Island (Miami/2008). São 100 esferas de porcelana azul (20x30cm diâmetro), feitas usando técnica chinesa milenar. Cada uma das peças, pesava aproximadamente 41kg, e variavam de acordo com luminosidade do dia.
 Teia de Luz (Tate Liverpool – set./2007)
Cubo de Luz (2008)
 Instalações Soft Ground (Solo mole) e Rooted Upon (Sob Raízes) em Munique/2009

Vasos Coloridos - vasos neolíticos pintados com tinta industrial (2006)

Web of Light (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário